segunda-feira, 21 de abril de 2008

25ªAula Prática

Na terça-feira da passada semana, realizou-se mais uma aula prática, daquelas mesmo práticas, mas mesmo práticas, daquelas práticas que até dá para utilizar as mãos e tudo. É verdade, nessa aula tivemos a possibilidade de usar fígados ( que suponho eu serem de galinha, pelo menos assemelhavam-se aos das minhas galinhas...) para testar a influência de alguns factores na actividade enzimática, mais propriamente a catalase. Sendo assim, foram necessários 6 tubos de ensaio aos quais adicionamos peróxido de hidrogénio (água oxigenada), que foi usado em todos os tubos de ensaio; ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de sódio (NaOH). Nos tuboos de ensaio introduzimos fígado fresco, cozido e congelado e, com a ajuda de fósforos, tentamos provocar uma reacção e observamos o que se passou em cada solução. Quanto aos resultados, foram baixos já que nenhum grupo conseguiu efectuar a incandescência dos fósforos que deveria ocorrer aquando da introdução do fósforo em determindos tubos de ensaio. O meu grupo conseguiu efectuar o principal objectivo em 2 soluções.
Terminada esta parte da aula continuamos a resolução dos relatórios das outras aulas e medimos o pH dos nossos picles. Esta última acção foi no mínimo estranha dado que cada um dos grupos obteve resultados diferentes sendo que o nosso grupo foi o que mais se destacou porque foi o único a medir um pH bastante mais baixo do que o que se tinha obtido na última aula; todos os outros grupos tiveram valores mais altos. Agora o porquê da medição, que foi efectuada quase ao mesmo tempo, ter dado valores diferentes? Isso já não sei mas a tecnologia às vezes tem destas coisas.....

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