quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Virús Bonzinhos.....

Hoje o professor falou na aula uma coisa que eu dava como sendo a solução do virús da SIDA, ou seja, falou na modificação de virús ou de bactérias, nos laboratórios, para os tornarem bonzinhos. No entanto, ele não quis "por a mão na fogueira" quanto à alteração dos virús, pondo-a apenas no caso das bactérias. O certo é que hoje, no site do Ciencia Hoje, deparei-me com uma noticia norte-americana "Vírus do Ébola em versão «inofensiva»". Concluindo, o professor tinha razão e podia ter afirmado à vontade que os cientistas andam a "meter-se" nos vírus.
De que é que falava o artigo? Este artigo falava que os investigadores descobriram que se retirarem um gene do vírus poderão impedir que ele se desenvolva e se multiplique, o que permite tornar o estudo do vírus menos perigoso.
Entre os oito genes do vírus, o VP30 fabrica uma proteína que lhe permite desdobrar-se dentro de uma célula hospedeira. Sem o VP30, o vírus não cresce mais, explica Yoshihiro Kawaoka, professor de ciências patobiológicas da universidade de Wisconsin.
Eu sei que não é o mesmo que tornar os virus bonzinhos, mas quem mexe nos genes também é capaz de os alterar.
Virús do Ebola e o investigador Yoshihiro Kawaoka

Sem comentários: