segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Encerramento da 4ª sondagem

Aqui estou eu para anunciar o fim da sondagem "O ser Humano estará ou não em evolução? O ser humano será ou não mutante?" cujos resultados são:
Sim, está em evolução!
16 (72%)

Não,não está em evolução!
6 (27%)

Antes de mais, quero dizer que estou extremamente contente com a participação nesta sondegem, visto que participaram 22 pessoas, em seguida quero dizer que a maioria é que tem razão já que o ser Humano está em evolução, e de uma forma muito rápida, neste últimos milénios. Estima-se que o Homem está a evoluir com um ritmo 100 vezes mais intenso do que em qualquer outra altura da saga humana. Sendo assim,os genes estão a evoluir muito depressa na Europa, Ásia e África, mas quase todos são específicos do seu continente de origem. Estamos a tornar-nos menos parecidos e não a fundirmo-nos numa única e misturada humanidade.
A razão pela qual o Homo sapien sapiens tem vindo a alterar substancialmente os seus genes é o facto de ele ter vindo a ser submetido a pressões evolutivas intensíssimas devido ao crescimento populacional e às alterações culturais . Essa evolução tem também origem em mutações, que devido ao rápido crescimento da raça humana, que se integram com grande facilidade nas populações mundiais.
Um exemplo é o do gene CCR5, recentemente identificado porque confere resistência ao vírus da sida, mas que teve origem há uns 4000 anos e que hoje existe em cerca de 10 por cento da população da Europa. Poderá ter surgido da necessidade de o organismo lutar contra a varíola.

Sem comentários: