sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

15ª Aula Prática

EXTRA!!EXTRA!! 2 casos falhados! Bem que a 15ª aula prática poderia ser a capa de um jornal. Não é que esta história do trabalho de investigação sobre o Platy, já deitou duas ideias por "água abaixo", a minha e a do meu colega Silva. Eu, tinha em mente descobrir o fenómeno de co-dominância através da junção de 2 peixes de cor diferente (por exemplo, um red e um blue Platy a ver se dava um Coral Platy, que tem uma mistura das 2 cores), mas como não há hipóteses de se saber se os peixes são homozigóticos, ideia para o lixo. Em seguida, foi a vez da ideia do Silva, de cruzar um Platy de 2 cores com um de 1 cor, ir também para o caixotinho. Desta vez, a razão baseia-se num processo simples resultar num complexo, ou seja, não saber quais as 2 cores presentes nos dois alelos dos peixes de 1 só cor (apenas se sabe a cor dominante)e poder ser um caso de multialelismo, em que mais do que um alelo são responsáveis pela passagem dessa caracteristica aos descendentes e, sendo assim, ter-se-ia de formular várias hipóteses para se saber que cor teriam os descendentes .
Agora, o grupo, como já tinha escrito alguns itens com base na ideia da co-dominância, terá de continuar o desenho do projecto, mas para estudar qual a cor dominante, ou seja, um trabalho muito simples. Paciência!!! Ao menos vamos propôr um projecto com boas bases e com cores bonitas!!!! ;)
O nosso desenho ainda não está concluído, bem pelo contrário, ainda está no ínicio, muito por culpa dos problemas que apareceram, mas já proposemos as variáveis independente, dependente, e não menos importante, as externas (que não interferindo directamente na caracteristicas em estudo, pode levar ao estimulo, ou não, da reprodução dos peixes e/ou dificultar a sua qualidade de vida). Assim que o projecto estiver pronto, prometo colocar aqui o seu desenho.
Sem mais, continuação de boas aulas.

3 comentários:

Professor José Salsa disse...

A ideia de testar a co-dominância não tem, necessariamente, de ser abandonada. A vossa hipótese em relação à co-dominância das cores vermelha e azul pode ser testada. Basta assumir (enquanto hipótese, provisória, a confirmar pela investigação)para o red platy o genótipo RR e para o blue platy o genótipo BB. E, se for um caso de co-dominância, estes progenitores só podem ter estes genótipos! Se todos os descendentes apresentarem, em simultâneo, as cores vermelho e azul (resultado da expressão dos dois fenótipos)teriam o genótipo RB e poderiam começar a considerar a hipótese de terem razão...

Gabriel dos Santos disse...

Olá professor! Fiquei com uma dúvida. O que queria dizer com hipótese provisória? É a hipótese que teremos de fazer no ínicio?Se for a intenção é afirmar que os peixes são homozigóticos e não teremos que nos preocupar com o facto de poderem serem heterozigóticos, certo? Eu também tinha isso em mente mas pensei que teriamos de formar várias teorias para o caso de não dar aquilo que queríamos, ou seja, testar a co-dominância.

Anónimo disse...

pois e patricio quando nos pensamos que temos uma ideia optima e comecamos a realizar o nosso desenho e comcluimos que temos PROBLEMAS!!!

aconteceu o memso conosco... teriamos que nos certificar que a femea so tinha semen do macho que nos queriamos?! mas como podiamos nos ter essa certeza se a femea vem da loja e la poder-se-a ter cruzado com um peixe e guardado o semen do mesmo dentro de si. assim tivemos que pensar, pensar, pensar, pensar ate queimar o fusiveis ate que: FEZ-SE LUZ!!!

tudo tem uma solucao!!!

forca no vosso projecto, e que seja bom!!!