segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Câncro do colo do útero

Atenção senhoras!!

Reflexão:

Bem desta vez vou contrariar o modelo seguido, vou fazer a reflexão no início. Aquando da pesquisa sobre o preservativo feminino, e quando andava à procura das vantagens do mesmo, descobri que ele prevenia contra as doenças do colo do útero. Foi então que me surgiu a ideia de pesquisar sobre o câncro do colo do útero e encontrei alguns dados que não me agradaram nada (pois o número de casos é elevado). Bem eu vou falar um pouco sobre essa doença e deixar algumas curiosidades. Atenção que não vou falar muito pois vou deixar o link do site donde retirei a informação. Lá encontrarão toda a informação que quizerem,e quem não está informado deveria ir lá, já que se trata de uma doença perigosa.Ou tro espanto que tive foi ver o preço da vacina (é verdade este câncro é um dos que pode ser prevenido com uma vacina), cerca de 500euros.Não sei se já conheciam a doença, por isso vou fazer uam sondagem.Ah! Fica prometido um vídeo sobre o funcionamento da vacina contra esta doença.Eu estive a falar com o professor Salsa e ele disse-me para por mais lá para a frente, quando tivermos a falar de vacinas.


Qual a causa do cancro do colo do útero?
Ao contrário de muitosoutros cancros, a principal causa do cancro do colo do útero não é hereditária. De facto, a causa desta forma de cancro é sempre um vírus.Este vírus é o chamado Papilomavírus Humano que consegue transformar as células do colo uterino, provocando lesões, que em alguns casos progridem para lesões cancerosas.Existem vários tipos de Papilomavírus Humano. A maioria são inofensivos, mas outros podem ser bastante perigosos para a saúde humana, como os que estão na origem do cancro do colo do útero.



Como pode ser detectado o cancro do colo do útero?
Um método simples, designado por citologia, é a única forma de detecção do cancro do colo do útero. Também conhecido por teste de Papanicolau, este teste faz parte do exame ginecológico e ajuda a detectar a presença de células anómalas no epitélio do colo do útero, antes que estas tenham a oportunidade de evoluirem para cancro .


O cancro do colo do útero manifesta sintomas e/ou sinais?
Infelizmente, o cancro do colo do útero pode não apresentar quaisquer sintomas ou sinais até atingir uma fase avançada.Os sintomas e sinais de cancro do colo do útero podem incluir:
Hemorragia vaginal anómala
Dor durante as relações sexuais
Corrimento vaginal anormal
Dores pélvicas

O cancro do colo do útero é muito frequente?
Na Europa, o cancro do colo do útero sucede ao cancro da mama como a segunda causa de morte por cancro nas mulheres com idades entre os 15 e os 44 anos.
Diariamente, quarenta mulheres morrem na Europa vítimas de cancro do colo do útero.Este número tem vindo a diminuir nos últimos anos, graças aos programas de prevenção, designadamente ao rastreio.
Em Portugal, em 2002, foram diagnosticados 956 novos casos e 378 mulheres morreram vítimas de cancro do colo do útero.
O Papilomavírus Humano é um vírus habitualmente silencioso, pelo que é possível que as mulheres não se apercebam de que estão infectadas.
O Papilomavírus Humano é transmitido por contacto sexual, pelo que cerca de 75% das mulheres sexualmente activas se deparam com este vírus ao longo das suas vidas.
Na maioria dos casos, o organismo consegue eliminar a infecção. Contudo, a cada dia que passa morrem 40 mulheres na Europa vítimas de cancro do colo do útero.


Fonte (não se esqueçam de visitar este site tem bastante informação e útil sobre este câncro):
http://www.passaapalavra.com/default.aspx?pid=14&sid=5

Sem comentários: